Programa De Residência Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica

Contudo, cerca de55% desses profissionais trabalham na região Sudeste, o que mostra uma demanda ainda maior nas demais regiões do Brasil. No processo seletivo daUnifesp 2021, foram ofertadas48 vagasem Clínica Médica, com737 candidatosinscritos, o que representa15 candidatos por vaga. Muita gente fica na dúvida seé preciso pagar taxapara fazer residência médica. Por isso, preparamos este artigo completo que vai teajudar a entender como os programas de residência funcionam. O processo seletivo para os programas de Clínica Médica e Pediatria do Hospital Sepaco é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através de Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS/SP).


  • A residência em Clínica Médica em SP é um sonho de muitas pessoas por ser uma das especialidades com mais áreas de atuação na Medicina.
  • Porém, vale lembrar que essa é uma área de atuação bastante dinâmica e interessante.
  • Mas se o candidato quiser participar do processo seletivo para duas, ou mais, instituições?
  • Clínica médica é uma das principais residências em Medicina, não apenas pela ampla área de atuação do profissional formado, mas também pelo fato de que ela é um dos requisitos para diversas outras especialidades.



Afinal, essa é a forma mais comum de adquirir um título de especialista — sendo que, para algumas áreas, é a única forma de atuação. Se você realizou o curso de Medicina e, durante a graduação, fez várias atividades extracurriculares na área da cirurgia geral, por exemplo, isso não quer dizer que você se forma como um cirurgião. A residência médica é, na verdade, uma forma de se especializar em alguma área.

Residência Em Clínica Médica


Assim como também pelas unidades básicas de saúde, de terapia intensiva e semi-intensiva e pelo pronto-socorro.  giovana guido nutricionista  médico se dedica à prevenção, ao diagnóstico e tratamento (não-cirúrgico) do paciente. Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de  materiais de estudo gratuitos. No Portal Residências Médicas você encontra o Guia das Especialidades Médicas, onde você pode consultar uma série de informações sobre cada uma das áreas médicas.

Mentoria Para Residência Médica Med360: Tudo Sobre A Mentoria Que Mais Aprova Na Residência Médica


Para quem pensa que a residência em Ginecologia e Obstetrícia é apenas sobre o acompanhamento e nascimento de bebês, está muito enganado.  Apesar de essa ser uma atuação importante desse profissional, é uma das áreas mais completas da Medicina, que lida com todas as questões relacionadas ao sistema reprodutor e, até mesmo, aos hormônios femininos. O médico especializado  acesse o link  pode atuar em diversos contextos, sendo o principal deles os hospitais particulares ou públicos. Também é importante destacar que esse profissional pode ter uma rotina bastante tumultuada, sem grandes planejamentos. Afinal, principalmente quando atua em emergências, o cirurgião precisa estar disponível sempre que estiver de plantão, sem saber quando será acionado.


Também vai aprender como atuar enquanto clínico, vivenciando, em situações práticas, a atuação desse profissional. Além disso, a residência médica é o momento no qual você conhece muitas pessoas, aumentando o seu networking. Você atua em uma instituição de saúde, conhecendo médicos de diversas áreas, enfermeiros, especialistas e outros profissionais que já têm ampla experiência no assunto. A maior parte das atividades práticas ocorre no hospital ou instituição na qual você realiza a residência médica. Ou seja, se escolheu a cirurgia geral, como no exemplo anterior, vai acompanhar os cirurgiões do hospital para atuar e aprender a prática médica nessa área. Além disso, terá aulas semanais sobre o assunto, aprofundando os seus conhecimentos.